Menina Má - William March

terça-feira, 12 de janeiro de 2021
Sinopse: Publicado originalmente em 1954, MENINA MÁ se transformou quase imediatamente em um estrondoso sucesso. Polêmico, violento, assustador eram alguns adjetivos comuns para descrever o último e mais conhecido romance de William March. 

Os críticos britânicos consideraram o livro apavorantemente bom. Ernest Hemingway se declarou um fã. Em menos de um ano, MENINA MÁ ganharia uma montagem nos palcos da Broadway e, em 1956, uma adaptação ao cinema indicada a quatro prêmios Oscar, incluindo o de melhor atriz para a menina Patty McComarck, que interpretou Rhoda Penmark. 

Rhoda, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também. 

MENINA MÁ é um romance que influenciou não só a literatura como o cinema e a cultura pop. A crueldade escondida na inocência da pequena Rhoda Penmark serviria de inspiração para personagens clássicos do terror, como Damien, Chucky, Annabelle, Samara, de O Chamado, e o serial killer Dexter.

★★★★★/5

Lembro de quando lançou esse livro e era tudo o que se falava nos blogs literários. Na época eu não comprava Darkside, já que a grana estava curta. Mas acho que lê-lo agora fez a experiência ser bem melhor do que seria anos atrás. 

Posso dizer que foi uma leitura muito prazerosa e do jeito que eu gosto. Quando vamos imaginar que crianças podem ser tão cruéis? Sempre que leio ou assisto algo que tenha uma criança psicopatas, fico assustada, já que isso acontece na vida real também.

Sou um pouco suspeita para falar desse livro, já que sou muito interessada no assunto "mente dos psicopatas". Não importa se são adultos ou crianças. Eu gosto de, pelo menos, tentar entender. É algo que realmente me faz pensar. O que leva alguém a cometer crimes horrendos? O que leva uma criança a praticar o mal?

Achei a história realmente interessante e envolvente. Além de contar sobre a Rhoda, temos a mãe dela, Christine, que percebe o que a filha faz e tenta encontrar respostas para várias de suas perguntas. Com isso, compreendemos um pouco a relação entre mãe e filha, além de ficar nítida criação sem o pai de Rhoda.

Hoje, vemos com mais facilidade como a mãe normalmente assume a maior responsabilidade na criação dos filhos. Agora imagina na época em que Menina Má foi escrito? Percebe-se o quanto Christine sente falta do esposo para cuidar da filha com ela.

O que você faria? Eu não sou mãe, por isso em vários momentos me irritei facilmente com a Christine. Como alguém defende uma mini criminosa? Aí minutos depois estava eu me retratando mentalmente, poxa é uma criança, afinal. Mas não deixa de ser uma criminosinha. 


Mas uma coisa em que eu acredito de verdade é que as pessoas já nascem más. Independente de ter uma família estruturada ou não, ter vida fácil, difícil. Acredito que o ser humano já nasce com a maldade e isso se molda com o passar do tempo. Porém, algo que até agora não entendo é a mentalidade de uma criança/adolescente que comete atrocidades.

Crianças e adolescentes conseguem ser muito malvados. O mais intrigante de tudo isso é saber que existem estudos que mostram um número alto de crianças que possuem algum transtorno de desvio de conduta. Um Google e você encontra mais informações. E nós que estamos acostumados a ler sobre serial killers (somos, não somos?) sabemos que tudo começa na infância com algum tipo de violência contra animais, contra outras crianças, agressividade e até mentiras.

Ser mãe/pai de uma pessoa assim, sem dúvida, deve ser desesperador. Só quem vive sabe, mas eu até imagino. Querer proteger e tentar "recuperar" um filho certamente é o desejo de todo pai e mãe. 

É uma leitura bem válida e me fez refletir sobre muitos assuntos. Eu recomendo e até insisto que você leia. 
 
Autor: William March
Editora: Darkside Books
I.S.B.N.: 9788566636819

4 comentários

  1. Hello Mana!

    Misericórdia, ainda não li a obra, mas é um dos grandes sucessos da editora Darkside e sua resenha me deixou com medo de encarar a obra. Lembrei daqueles filmes em que as crianças são possuídas e acabam matando a família e os pais. Cara, foi cada filme assim que já vi e agora com essa obra... Só tenho algo a dizer e é MISERICÓRDIA!

    Até mais!
    https://karolinibarbara.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu acho essas histórias de Psicopatas incríveis, mas sinceramente não tenho estomago para ler esse livros sabe? As vezes vejo um documentário e já me sinto estranho kkkk. Eu lembro de quando esse livro foi lançado e todo hype em volta dele, a capa dele é belíssima!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  3. Eu me arrepio toda só de pensar em uma criança psicopata ao ponto de ter algo a ver com a morte de um coleguinha da escola. Já ouvi falar bastante desse livro, mas acho que no momento não leria não, tenho a impressão que ficaria muito chocada. Mas amo a capa dele, a combinação de cores com o tema do livro chega a ser irônica.

    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Ainda não li esse livro, fico vidrada nesse gênero de literatura também, fico tentando entender o começo de como ocorre para justificar tal fim, fiquei curiosa para saber mais sobre a mãe e a filha pelo jeito a menina deve ser pequena. Obrigado pela dica, parabéns pela ressenha, bjs!

    ResponderExcluir

Clube do Livro da Milca