Sinopse: Uma boa história não envelhece jamais. É o caso de O que terá acontecido a Baby Jane?
Lançado originalmente em 1960, e há décadas fora de catálogo no Brasil, era um dos livros mais pedidos pelos exigentes leitores da DarkSide® Books.
O romance de Henry Farrell, brilhantemente adaptado ao cinema em 1962, tem o mesmo toque de terror gótico e psicológico de grandes clássicos desenterrados pela editora, como Psicose (1959), de Robert Bloch, e Menina Má (1954), de William March.
O que terá acontecido a Baby Jane? conta a história das irmãs Hudson, duas mulheres de idade que vivem isoladas em uma mansão e mantêm uma relação doentia de dependência, inveja, rancor e culpa. “Baby” Jane Hudson fez nome nos palcos de teatro vaudevile quando era criança. Mas isso foi há tantos anos que ninguém mais se lembra dela. Sua irmã Blanche foi uma estrela maior, de grande sucesso em Hollywood. Um acidente de carro, porém, afastou-a dos holofotes e a colocou sobre uma cadeira de rodas. Aos poucos, os ressentimentos se transformam em obsessão, colocando em risco iminente a vida — e também a sanidade — das duas irmãs.
O que terá acontecido a Baby Jane? virou referência por sua adaptação cinematográfica, com Bette Davis e Joan Crawford. Mas toda a angústia, a inspiração gótica e até a atmosfera sombria da fotografia em preto e branco do longa-metragem já estavam presentes nas páginas do livro.
★★★★★/5
Alguns livros eu desejo tanto mais tanto que é difícil chegar ao final. É basicamente o que aconteceu em O que terá acontecido a Baby Jane? de Henry Farrell.
Finalizei o livro com a sensação de quero mais, quero ler de novo. Eu realmente desejei esse livro por um bom tempo. Vi na livraria e pensei em comprar, deixei ele no carrinho da Amazon por muito tempo até que a ideia de uma quarentena surgiu.
Não sei explicar o motivo pelo qual eu amo tanto histórias de terror, thriller e góticos. Li no Hype Science um artigo interessante sobre o motivo de as pessoas gostarem de filmes de terror, o que vale para histórias de terror em geral. Achei interessante, mas não me convenceu muito.
De qualquer forma, estou sempre em busca de grandes referências do gênero não só na literatura, mas também no cinema. Tanto que depois de ler o livro fui em busca do filme O que terá acontecido a Baby Jane?. Ele é de 1962 - amo - e é bem fiel ao livro.
A história além de te prender bastante é muito bem desenvolvida. É agoniante e em alguns momentos eu precisei dar uma pausa para depois prosseguir. Os detalhes são incríveis e a leitura não é pesada. Ela flui bem e eu não senti dificuldade em nenhum momento.
“Nada podia realmente ser capturado e mantido – nem possuído. Às vezes, você achava que tinha uma coisa, mas depois parte dela – ou tudo – sempre escapava. A vida em si não poderia ser possuída, nem mesmo um minuto dela.”
Além da história, O que terá acontecido a Baby Jane? conta ainda com outros três contos no final do livro de autoria do Henry Farrell e nunca antes publicados, contos esses que em minha humilde opinião mereciam filmes também. Um deles - O que terá acontecido a prima Charlotte? - deu origem ao filme Com a Maldade na Alma, de 1964.
Falando nisso, acho que Baby Jane deveria ter um remake. Embora eu tenha sérios problemas com remake, acredito que seria legal uma versão mais atualizada do filme.
Foi Crawford quem enxergou no livro uma oportunidade para fazer seu retorno triunfal ao cinema. Hollywood não oferecia bons papéis para alguém de sua idade. A atriz também sugeriu ao produtor do filme o nome da outra protagonista: sua arqui-inimiga na vida real, Bette Davis.
A rivalidade constante entre as duas grandes damas conferiu a tensão exigida pelo filme, e foi recontada na série Feud (2017), de Ryan Murphy, criador de American Horror Story, Nip/Tuck e American Crime Story: O Povo Contra O.J. Simpson.
Livro: O que terá acontecido a Baby Jane?
Autor: Henry Farrell
Editora: Darkside
Gênero: Terror
I.S.B.N.: 9788594541598
Oi, Milca!
ResponderExcluirQue edição linda, né?! Eu assisti ao filme tempos atrás (amo filmes antigos), porque queria muito assistir à série falando sobre a rivalidade entre as atrizes. Na época não fazia ideia que existia um livro. Ainda bem que a DarkSide lançou por aqui. Quero ler! Pela sua resenha, é imperdível!
Beijos, Entre Aspas